Biografia de Jorge Carlos Fonseca

22 de Agosto de 2011, 02:10

Jorge Carlos Fonseca nasceu a 20 de Outubro de 1950. O candidato fez o ensino primário e secundário nas ilhas. Actualmente é jurisconsultor, advogado e professor universitário. Foi oficialmente apoiado pelo MpD nesta corrida presidencial.


Foi director-geral da Emigração (1975-1977) e Secretário-Geral (1977-1979) do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde. Foi membro fundador do Movimento para a Democracia, MpD. Já entre 1991 a 1993 foi Ministro dos Negócios Estrangeiros.

É titular do estatuto de combatente da liberdade da pátria, possui várias condecorações pelo Estado de Cabo Verde.

Tem um percurso académico no estrangeiro. Foi assistente graduado na Faculdade de Direito de Lisboa durante sete anos e professor convidado de Direito e Processo Penal no Instituto de Medicina Legal de Lisboa (1986) e Director Residente e Professor Associado Convidado na Universidade da Ásia Oriental (Macau- 1989 e 1990). Actualmente é presidente e professor do Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais (ISCJS) e presidente do conselho de administração da fundação «Direito e Justiça». É director da Revista «Direito e Cidadania».

Jorge Carlos Fonseca é casado e pai de 3 filhas. 

Esta foi a segunda vez que Jorge Carlos Fonseca se candidatou às presidenciais. A primeira foi em 2001 e na altura na mesma corrida estavam Carlos Veiga, David Hopffer Almada, Pedro Pires, que acabou por vencer, e Onésimo Silveira.

Jorge Carlos Fonseca é o quarto Presidente da República de Cabo Verde.

@SAPO


Comentários

Banca de jornais

O que dizem nas redes sociais...